Quem foram os Panteras Negras?

panteras negras

O Partido dos Panteras Negras para Auto-Defesa, também conhecidos popularmente como “Os panteras negras” foram uma organização política revolucionária fundada nos Estados Unidos na década de 60. Surgidos num contexto muito específico da história, em que os movimentos cívis lutavam contra a segregação racial e pela igualdade de direitos civis para a comunidade afro-americana, os Panteras Negras foram além, adotando a linha de frente na luta contra o racismo, a brutalidade policial e as desigualdades sociais e econômicas enfrentadas pelos negros nos EUA.

Leia também: Conheça mais sobre Julio Verne, o pai da ficção científica

Fundado por Huey P. Newton e Bobby Seale em Oakland, Califórnia, o partido rapidamente se expandiu para outras cidades americanas, ganhando notoriedade por suas patrulhas que monitoravam a ação da polícia nas comunidades negras e por seus programas sociais comunitários, como o café da manhã gratuito para crianças. Além disso, os Panteras Negras propuseram um programa revolucionário de 10 pontos que demandava, entre outras coisas, liberdade, emprego, habitação e educação que refletisse a verdadeira história negra e o fim da exploração dos negros pela sociedade americana.

Qual a influência dos Panteras Negras?

Foram pioneiros na prática do “Poder Negro”, um movimento que buscava promover a autoestima entre os negros, a autodefesa contra a violência racial e a criação de instituições políticas e econômicas negras. A importância histórica dos Panteras Negras é multifacetada. Eles desempenharam um papel crucial na politização das lutas contra a desigualdade racial, influenciando gerações de ativistas e movimentos sociais dentro e fora dos Estados Unidos.