Conheça mais sobre Julio Verne, o pai da ficção científica

julio verne

Jules Gabriel Verne, também conhecido como Júlio Verne, foi um advogado e escritor francês do século XIX e um dos precursores da literatura de ficção científica. Nascido em Nantes, França, em 8 de fevereiro de 1828, Verne deixou um legado impressionante por meio de suas obras literárias. Sua imaginação fértil e sua paixão pela ciência o levaram a criar histórias que antecederam tecnologias que se tornaram realidade décadas depois. Até por isso, é considerado por muitos como o pai da ficção científica. O autor morreu em 24 de março de 1905.

Leia também: Como são escolhidas as cidades-sede dos Jogos Olímpicos?

Em 1863, Verne publicou o livro “Cinco semanas em um balão”, seu primeiro best-seller. A história narra detalhes geográficos, culturais e animais de uma exploração de europeus que viajaram de balão até a África. Tudo isso é fruto das pesquisas e da inventividade de Verne, que nunca esteve no continente africano ou em um balão. Nesse livro, o autor já deixa evidente a sua meticulosidade na pesquisa dos temas de seus livros. Além disso, seus personagens eram frequentemente engenheiros e inventores, e suas histórias inspiraram gerações a sonhar com possibilidades ilimitadas.

Qual o legado de Julio Verne?

Mas não foi apenas como um profeta tecnológico que Verne se destacou, suas obras também influenciaram o público infanto-juvenil e gerações de leitores, inspirando-os a sonhar com mundos desconhecidos e possibilidades infinitas. Suas histórias eram baseadas em teorias científicas da época, e ele as transformava em narrativas emocionantes. Vale destacar que nesse processo, Verne previu com exatidão o surgimento de invenções como submarinos, foguetes espaciais e viagens aéreas.

Leia também: História da vacina: conheça algumas curiosidades sobre essa criação tão importante