História da vacina: conheça algumas curiosidades sobre essa criação tão importante

história da vacina

A história da vacina começou aproximadamente no ano de 1796, no século XVIII. Desde então, o ato de se vacinar tornou-se algo essencial para diversas civilizações, haja vista o seu potencial de prevenir doenças graves e até mesmo a morte. Dessa forma, ao longo dos anos, a imunização tem sido uma peça fundamental no cenário científico, apresentando diversas curiosidades desde a sua criação.

Leia também: Aportuguesamento: conheça algumas palavras estrangeiras que foram adaptadas para o nosso idioma

A primeira vacina – conforme indicam os registros – foi criada em 1796 pelo médico inglês Edward Jenner. O feito se deu a partir de uma experiência que observava a relação da Varíola nos organismos dos humanos. O interessante é que o estudo só foi divulgado dois anos depois, quando deu início às primeiras mudanças no setor de prevenção contra doenças.

Anos depois, seu estudo intitulado “Um Inquérito sobre as Causas e os Efeitos da Vacina da Varíola” se espalhou pelo mundo, levando a criação de Institutos de Vacina, entre outros avanços no meio científico. Em 1804, a Vacina da Varíola chegou ao Brasil.

História da vacina: saiba como o imunizante atua nos organismos

A vacina é nada mais nada menos do que uma forma de prevenir o desenvolvimento de doenças. Em suma, esse método se baseia na produção de anticorpos por meio do sistema imunológico. Assim, fortalecendo a saúde e o organismo do indivíduo diante de alguma enfermidade.