O COLÉGIO

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante”. Essa frase de Paulo Freire define, com propriedade, a importância da escola e do ensino de qualidade às pessoas. O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes uma educação de qualidade visando a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado.

O espaço físico que a escola ocupa foi uma das primeiras edificações da recém implantada Vila Perus e era habitada, à época, pelo sr. Luiz Carbajo Valiente, sua esposa dona Teresa Gil de Moura e os filhos do casal (dois filhos e uma filha). Em 1995 Solange Protti Carbajo e seu marido, Roberto, idealizaram para o local uma escola, inicialmente voltada para a Educação Infantil, que proporcionasse educação de qualidade associada a um ambiente acolhedor, com foco em crianças de faixa etária entre quatro e seis anos de idade. Em fevereiro de 1996 tem início as atividades da Recreação Infantil Ursinho Duda que deu lugar, em 1999, ao atual Colégio Teresa Gil de Moura.

Nesse ano, o Colégio Teresa Gil de Moura passa a oferecer, além do ensino voltado para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental. Em fevereiro de 2007 ocorre no Colégio Teresa Gil de Moura a implantação do Ensino Médio atendendo, assim, ao anseio dos alunos que concluíram no ano anterior o Ensino Fundamental e se dirigiam para uma nova etapa na jornada acadêmica. Desta forma, o colégio se torna responsável pela instrução de crianças a partir dos quatro anos até adolescentes de dezessete anos.

O colégio conta com:  quadra poliesportiva coberta, laboratório destinado às aulas de Ciências, Química e Biologia. Tem na sua grade escolar aulas extra curriculares ministradas por professores especializados nas disciplinas de Música, Dança e Karatê. Esta última, inclusive, reconhecida por entidade oficial desse esporte que fiscaliza, por sua vez, o exame para troca de faixa.