Como são escolhidas as cidades-sede dos Jogos Olímpicos?

jogos olímpicos

Esse ano acontecem os Jogos Olímpicos de Paris, sendo essa a 33ª edição da versão moderna do evento poliesportivo, que em 2016 foi sediado no Rio de Janeiro. No entanto, você sabe como é feita a escolha da cidade-sede?

Leia também: História da vacina: conheça algumas curiosidades sobre essa criação tão importante

Para começar, é preciso destacar que a escolha ocorre, geralmente, 7 anos antes da realização dos Jogos. Dito isso, o primeiro passo consiste no processo em que as cidades interessadas fazem a inscrição perante o Comitê Olímpico Internacional (COI). Nessa etapa, são apresentados os planos a serem cumpridos caso o local seja escolhido, além de ser preciso responder um questionário. Após esse momento, cabe ao COI decidir quais serão as cidades que definitivamente estarão concorrendo.

Em um segundo momento, outro questionário deve ser respondido, sendo esse mais detalhado. Além disso, é preciso detalhar o já citado plano inicial, um processo que consiste até mesmo em observações presenciais nas cidades candidatas. Em seguida, ocorre uma votação restrita para membros do COI, sendo que cada um tem direito a um voto.

Como funciona a votação para escolher a sede dos Jogos Olímpicos?

jogos olímpicos

A votação nesse processo não é tão difícil, mas conta com algumas peculiaridades. A primeira delas é que, os votantes não podem pertencer aos países candidatos, não podendo votar enquanto a cidade não for desclassificada. Ou seja, quando o Rio de Janeiro foi escolhido, não havia brasileiros participando da votação.

Outro detalhe importante é que a votação é realizada até que uma cidade atinja a maioria absoluta dos votos. Caso isso não aconteça na primeira tentativa, a candidata com menos votos é eliminada, sendo comunicada do mesmo. Além disso, se houver empate entre as últimas colocadas, uma nova votação é feita para que uma cidade possa avançar.

Assim, na rodada final, enfim é escolhido o local, que por sua vez assina “Contrato de Cidade-sede” com o COI, que delega as responsabilidades de organizar os Jogos ao país e ao seu respectivo CON (Comitê Olímpico Nacional).

Leia também: Aportuguesamento: conheça algumas palavras estrangeiras que foram adaptadas para o nosso idioma