Volta às aulas: confira algumas dicas para acordar cedo

dicas para acordar cedo

As férias acabaram e o começo do semestre está bem aqui. Isso significa que a velha rotina de acordar cedo e ir para escola está de volta, o que para muitos estudantes pode ser um grande problema. Isso porque, após um mês sem se importar demais com horários, alguns alunos sentem dificuldades para acordar na hora certa.

Leia também: AFINAL, QUAL É A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR HISTÓRIA?

Por isso, aqui vão algumas dicas para aqueles que precisam de ajuda para retornar à rotina escolar.

Dicas para acordar cedo

dicas para acordar cedo

Administre o seu tempo de sono: essa dica pode parecer genérica, porém, saber cuidar da quantidade das horas dormidas é fundamental. Sabendo que o tempo mínimo de uma boa noite de sono são oito horas, basta se programar para que seu sono tenha essa duração. No caso de adolescentes, o tempo mínimo é dez horas, prazo essencial para repor todas as energias.

Evite distrações na hora de dormir: é praticamente inevitável dar uma olhada no celular um pouco antes de dormir, no entanto, isso pode te prejudicar. O que era pra ser apenas uma olhadinha, acaba se tornando em minutos e horas perdidas de sono, sem falar que a vontade de dormir fica cada vez mais distante. Por isso, uma dica valiosa é evitar distrações com celular ou aparelhos eletrônicos, já que os mesmos emitem uma luz que atrapalha a chegada do sono.

Quando acordar, evite a opção “soneca” do despertador: nesse caso, há uma explicação química para desaprovar esse hábito. Por melhor que seja a opção de dormir por mais uns cinco minutos, o ato de acordar e dormir seguidamente causa uma confusão no cérebro. Isso acontece da seguinte forma: ao dormir, o organismo libera a serotonina, responsável por dar à sensação de prazer e relaxamento (por isso dormir é tão bom). Já na hora de acordar, outras substâncias entram em ação, a adrenalina e a dopamina. Ambas são responsáveis por te acordar e dar energia. A confusão na mente acontece justamente quando a pessoa insiste em dormir e acordar num período muito curto. Isso pode causar alguns problemas como irritação, dor de cabeça e mau humor.