Conheça Padre Landell de Moura, o brasileiro que inventou o rádio

Padre Landell de Moura

Para muitos, a invenção do rádio é creditada ao italiano Guglielmo Marconi, que em 1896 fez seus primeiros experimentos com ondas radiofônicas. No entanto, o pioneirismo nessa área não começou no velho continente, e sim, aqui no Brasil. Padre Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre e educado em Roma, realizou as primeiras transmissões de rádio do mundo entre 1893 e 1894, dois anos antes de Marconi, sendo que Landell já conseguia transmitir a voz humana.

A invenção e o esquecimento de Padre Landell de Moura

Padre Landell de Moura

Os experimentos do Padre Landell de Moura não obtiveram o devido reconhecimento por conta da carência de documentos que comprovassem seus feitos. Outro fato que colaborou para que seu nome acabasse sendo esquecido foram as tentativas frustradas de conseguir financiamento para produção industrializada de suas criações. Uma das suas tentativas de financiamento aconteceu em 1900, quando transmitiu a voz humana por 8 quilômetros, do bairro de Santana (zona Norte da cidade de São Paulo) até a Avenida Paulista (localizada na região Centro-sul do município).

Por conta desses fatores, Padre Landell de Moura acabou vítima do esquecimento e, em seu lugar, o italiano Guglielmo Marconi ficou com o título de “pai da rádio”, já que seus inventos foram devidamente registrados e patenteados.

Somente em 1922, quase 30 anos após as primeiras experiências do padre, o Brasil iniciou de forma oficial o investimento na radiodifusão, a partir da importação dos aparelhos receptores.