Afinal, qual é a importância de estudar história?

importância de estudar história

Assim como as demais matérias da grade curricular, a disciplina de história é importante não apenas na vida estudantil, mas também para a vida em um aspecto geral. Ainda mais em tempos como os de hoje, em que fatos inquestionáveis acabam sendo duvidados ou até desacreditados. Mas, além disso, por que é importante estudar história e qual a interferência dela nos dias de hoje?

Leia também: DICAS PARA OS ALUNOS APROVEITAREM MELHOR AS AULAS

Qual é a importância real de estudar história?

importância de estudar história

A resposta mais comum para essa pergunta é: “para não repetir os erros do passado”. Claro, a história tem esse como um dos seus objetivos, mas além disso também existem outros propósitos. Dentre eles está o aprendizado de costumes antigos, de questões políticas, curiosidades e principalmente a compreensão dos acontecimentos que levaram a humanidade até onde nos encontramos atualmente.

A disciplina é fundamental em nosso cotidiano, já que seu estudo é continuo. Há de se ter a consciência que sofremos e interferimos diretamente na história, de que seu estudo é vivo e tem impacto em nossas vidas. Desde roupas que usamos, idioma que falamos, músicas que escutamos, filmes que assistimos etc. Tudo está ligado pela história.

Portanto, estudar história é de suma importância para compreender não apenas o passado, mas também para entender o presente e seus impactos no futuro.