Saiba quais são os principais sistemas da anatomia humana

principais sistemas anatomia humana

O corpo humano é uma máquina complexa, composta por diversos sistemas que trabalham em conjunto para manter o organismo funcionando de maneira adequada.

Assim, cada sistema desempenha um papel específico e essencial para a nossa sobrevivência e saúde.

Leia também: Como as pirâmides do Egito foram construídas?

Conheça os principais sistemas da anatomia humana

principais sistemas anatomia humana

Sistema Nervoso Central (SNC)

O SNC é composto pelo cérebro e pela medula espinhal, sendo responsável pelo processamento de informações sensoriais, controle motor e regulação de várias funções corporais. A saber, o cérebro é o centro de controle do corpo humano, responsável pelo pensamento, memória, emoções e coordenação de movimentos, enquanto a medula espinhal transmite impulsos nervosos entre o cérebro e o resto do corpo.

Sistema Respiratório

É responsável pela troca de gases entre o corpo e o ambiente. Assim, inclui os pulmões, as vias aéreas e os músculos respiratórios. Dessa forma, os pulmões realizam a troca de oxigênio e dióxido de carbono durante a respiração, permitindo que o corpo obtenha o oxigênio necessário para suas atividades metabólicas.

Sistema Circulatório

O sistema circulatório é composto pelo coração, vasos sanguíneos e sangue, e é responsável pelo transporte de nutrientes, oxigênio, hormônios e outras substâncias essenciais para todo o corpo. A saber, o coração bombeia o sangue rico em oxigênio para os tecidos e órgãos por meio das artérias, e o sangue desoxigenado retorna ao coração por meio das veias para ser oxigenado novamente nos pulmões.

Sistema Digestório

É responsável pela digestão e absorção de alimentos e nutrientes. Inclui órgãos como o estômago, intestinos, fígado e pâncreas. Os alimentos são quebrados em moléculas menores por enzimas digestivas e absorvidos pelo intestino delgado, enquanto o fígado produz bile para auxiliar na digestão e o pâncreas libera enzimas digestivas e hormônios reguladores.

Sistema Endócrino

O sistema endócrino é responsável pela produção e regulação de hormônios, substâncias químicas que controlam diversas funções corporais. Assim, inclui glândulas como a hipófise, tireóide, pâncreas, adrenal e gônadas. Dessa maneira, os hormônios são liberados na corrente sanguínea e atuam em tecidos e órgãos-alvo para regular o metabolismo, crescimento, desenvolvimento, reprodução e outras funções.