fbpx
localizacaoheader

Rua Antônio Maia, 523 - Perus

História do circo: saiba como surgiu a arte circense

história do circo

A etimologia da palavra circo vem do latim circus, que significa círculo ou anel em português. Esse termo tem relação com as arenas romanas, locais em que a prática de esportes e lutas era muito habitual na época do Império Romano. Conforme indicam alguns historiadores, foi nesse cenário que a história do circo começou, não exatamente como conhecemos hoje, mas apresentando diversas semelhanças.

Leia também: Saiba mais sobre a origem da Cultura Hip Hop

Antes de mais nada, é necessário frisar que existem algumas evidências que apontam o surgimento das artes circenses em outras civilizações, ainda na China, Grécia, Índia e Egito. Todavia, é no Império Romano que essa cultura se amplia, com a construção do Circus Maximus, apresentando lutas de gladiadores, corridas e também uma estrutura para abrigar mais de 100 mil pessoas. Após um incêndio, o Circus Maximus deu lugar ao Coliseu.

Após isso, foi com a chegada da Idade Média que apresentações mais populares passaram a tomar conta dos espaços públicos, ou seja, as praças, as feiras e entre outros, fazendo surgir as famílias de saltimbancos, que viajavam com o objetivo de levar a arte circense para diversos lugares.

Curiosidades sobre a história do circo no Brasil

história do circo

Enquanto isso, no Brasil a história do circo tem muita relação com as comunidades ciganas, trajetória que começa ainda no século XIX. À época, diversas famílias europeias chegavam ao país e compartilhavam habilidades circenses, desenvolvendo a cultura nos guetos do Brasil. Atualmente, o circo brasileiro possui diversas características originais, trazendo palhaços mais falantes e entusiasmados.

Leia também: Saiba mais sobre “Amoras”, livro infantil do cantor Emicida

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

X