Saiba a diferença entre endemia, surto, epidemia e pandemia

pandemia

Devido ao aumento de casos de coronavírus (COVID-19) em diversos países do mundo, incluindo o Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a doença já se classifica como uma pandemia. Por conta disso, a palavra tem sido muito utilizada nos últimos dias pelos noticiários e é preciso entender o seu significado.

Primeiramente é preciso entender que a proliferação de uma doença pode classificada como surto, epidemia, pandemia e endemia. O primeiro caso é identificado quando uma doença acontece com muita frequência em um local. Um exemplo disso é a febre amarela na região Norte do Brasil.

Afinal, o que é surto, epidemia e pandemia?

pandemia

Surto: essa situação se caracteriza pelo aumento repentino do número de casos e quando os mesmos estão acima do esperado pelas autoridades em uma região específica. O coronavírus, no início, se encontrava nessa classificação, uma vez que a proliferação acontecia apenas na cidade chinesa de Wuhan.

Epidemia: a epidemia acontece quando a doença deixa de se concentrar em apenas uma região e passa a atingir outras localidades. Nesse caso, a epidemia pode ser de nível municipal (quando diversos bairros entram em contato com a doença), estadual (situação em que várias cidades se encontram com casos) e nacional (circunstância em que outras regiões do país também contam com pessoas adoentadas pelo mesmo motivo).

Pandemia: essa é a situação na qual nos encontramos com o atual coronavírus. Nesse cenário, a doença já se espalhou para diversas regiões do planeta. Essa situação não é exclusiva do COVID-19, uma vez que a gripe suína e a AIDS também são consideradas pandemias.